quarta-feira, 13 de maio de 2009

SÍNDROME DA DEFICIÊNCIA POSTURAL (SDP)

Postura e Dislexia

Dores musculares, cefaleias, dislexia, vertigens ou fadiga crônica são alguns dos sintomas de problemas de postura, de que um médico português é um dos maiores especialistas mundiais.

É uma questão biológica. Dentre milhares de funções para as quais o cérebro humano está programado, uma delas é saber reconhecer a forma e a volumetria do corpo, bem como a posição exata que este ocupa no espaço. Quase ninguém percebe esta competência inata, mas a sua importância é capital, pois, sem ela, os seres humanos não conseguiriam adequar quaisquer movimentos ao meio envolvente. O que pode acontecer, então, quando algo perturba esta capacidade?

Em Portugal, ninguém melhor para responder a esta pergunta do que Orlando Alves da Silva, oftalmologista, chefe de serviço no Hospital de St.ª Maria, em Lisboa, e um dos grandes impulsionadores de uma disciplina médica emergente, a Posturologia.

Como explica este investigador, os problemas surgem quando «o indivíduo adopta posturas corporais incorrectas, que embaralham a percepção que o cérebro tem da posição das diferentes partes do corpo».

Ou seja, defasado da orientação espacial do esqueleto e do estado de contração ou relaxamento de vários músculos, o cérebro passa a dar ordens erradas a diversas estruturas do organismo. E as consequências que podem advir desta violação da harmonia biomecânica humana sucedem-se num rol tão variado quanto surpreendente.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS

Dores musculares persistentes, cefaleias, nevralgias, vertigens e perdas de equilíbrio, fadiga crónica, dificuldades de concentração, perdas de movimentos, distúrbios da visão e da audição são apenas os sintomas frequentes dos problemas de postura que, globalmente, se designam por Síndrome da Deficiência Postural (SDP).

O valor que se segue talvez surpreenda a maioria dos leitores, mas, segundo Alves da Silva, «mais de 10% da população portuguesa tem SDP». No entanto, «as pessoas não sabem o que isto é e a maioria dos médicos também não» - o que nem seria grave se estes doentes não perdessem «anos de qualidade de vida em consultas de quase todas as especialidades, sem resolverem o problema».

Embora tenha aperfeiçoado de forma notável o conhecimento e as técnicas de diagnóstico da SDP, é sobretudo pelo seu método terapêutico que Alves da Silva se distingue na linha internacional da investigação em Posturologia. Com uma eficácia que o autor garante ser «superior a 90%», o tratamento aplica-se em duas fases.

Em primeiro lugar, o doente passa a utilizar um tipo particular de lentes prismáticas, que o próprio Alves da Silva desenvolveu. Após a intervenção óptica, o doente deve frequentar sessões de «exercícios de correcção postural», nas quais um técnico de Ortóptica o reeduca a «andar, permanecer em pé, sentar, deitar e respirar da forma adequada ao restabelecimento do seu equilíbrio postural». Foi assim que António Grilo se recuperou de um problema sem explicação evidente. Há 16 anos, teve de se afastar do trabalho porque «não parava com dores de cabeça, vertigens e vómitos, e não sabia o que aquilo era».

Do médico de família passou para um neurologista, que, sem solução, o encaminhou para um otorrino. Este aconselhou a consulta de Alves da Silva, que lhe diagnosticou uma SDP. Com as lentes prismáticas e os exercícios, «o problema resolveu-se em pouco tempo e nunca mais houve nada».

Mas o exemplo de António Grilo é dos mais simples. À consulta de Alves da Silva também chegam casos desesperados, como o da doente que passou «anos numa cadeira de rodas, a correr todos os serviços e consultas de neurologia de Lisboa», sem que ninguém encontrasse a causa do desequilíbrio permanente que a impedia de se manter em pé. O problema era, afinal, uma SDP grave, cujo tratamento adequado devolveu o equilíbrio e o andar à doente, em poucas semanas.

13 ANOS SEM CONSEGUIR LER

Uma aula de correção:

Do estrangeiro também chegam pacientes. Alguns aproveitam uma passagem por Lisboa, em trabalho ou em férias. Outros vêm de propósito, em último recurso. Foi o caso de um bem-sucedido empresário inglês que, cerca de 13 anos antes de ser tratado em Lisboa, se tornara incapaz de ler, pois a mais breve leitura causava-lhe dores de cabeça que o próprio dizia serem insuportáveis.

Durante este período recorreu a numerosos especialistas e experimentou todas as possibilidades de tratamento de que ia tomando conhecimento, sem resultados. Na primeira consulta com Alves da Silva, este constatou que o doente não conseguia ler por mais de sete segundos - depois disso surgiam as dores. Contudo, bastaram as lentes prismáticas adequadas para que capacidade de leitura fosse restabelecida.

Outro caso é o de Francisco, que teve um desenvolvimento aparentemente normal, em todos os aspectos. Foi para a escola antes de fazer seis anos, mas no fim do primeiro ano não tinha conseguido aprender a ler nada.

Movida por uma suspeita de dislexia, a mãe recorreu ao Centro Psicológico e Terapêutico da Dislexia, em Lisboa, onde lhe foi aconselhada a consulta de Posturologia de Alves da Silva. Nas palavras do médico, Francisco foi um dos casos mais graves de dislexia que teve. De base, havia um problema postural muito sério, que depois foi resolvido com lentes prismáticas e correcção da postura. Segundo a mãe, «os progressos na leitura e na escrita começaram a ser evidentes ao fim de alguns meses». Após um ano de intervenção postural, «o Francisco recuperou completamente o atraso escolar e a dislexia já não se compara ao que era», acrescenta.

DISLEXIA OU MÁ POSTURA?

Mas, qual a relação entre a dislexia e a SDP? Segundo Alves da Silva, «em muitos casos, a SDP diminui a capacidade de convergência dos olhos, ficando o doente incapaz de fixar o mesmo ponto por períodos de tempo normais». Ou seja, do problema postural decorre uma instabilidade ocular que interfere com a informação visual que chega ao cérebro, tornando-o incapaz de reconhecer determinadas letras e representações gráficas. Nas crianças, uma das possíveis consequências desta «cegueira» selectiva é a dislexia, que, por impedir o bom desenvolvimento da capacidade de leitura, compromete a aprendizagem escolar.

Alves da Silva está convencido de que «em mais de 90% dos casos a dislexia é uma manifestação da SDP». Como tal, «para tratar a dislexia é forçoso corrigir a deficiência postural». É claro que o êxito desta abordagem terapêutica será tanto maior quanto mais cedo for diagnosticada a patologia. Por esta razão, o médico chama à atenção dos pais para os «meninos mais trapalhões, aqueles que estão sempre caindo e tombando objetos, os que mordem a língua sem querer e têm o sono agitado, com pesadelos», já que, na maioria dos casos de SDP, estes são os primeiros sinais visíveis de um problema que permanece pela vida fora.

A CHAVE DO PROBLEMA

Gabriel Elie, oftalmologista francês que dirige a revista «Réalités Ophtalmologiques», explica que, «quando se trata crianças disléxicas através do método Alves da Silva, a transformação que se observa é espetacular. Em algumas semanas, estas crianças com grandes dificuldades na leitura adquirem um ritmo de aprendizagem normal».

Em sua opinião, «depois de décadas de investigação em dislexia, cujos únicos resultados foram várias teorias que se expandiram em todos os sentidos sem chegarem a solução alguma, Alves da Silva deu-nos a chave do problema, explicando a sua causa e indicando um método terapêutico que se distingue pela sua simplicidade e eficácia».

(REF: http://www.pcd.pt)

54 comentários:

  1. Tive a oportunidade de participar do III Simpósio Internacional de Dificuldade de Aprendizagem e Deficiência Postural, promovido pelo HOPE (Hospital de Olhos de PE)e FAV(Fundação Altino Ventura)nos dias 19 e 20 de junho agora, e fiquei maravilhada com a palestra do Dr Alves da Silva e da Dra Margarida Doulla.
    É fundamental que essas informações sejam repassadas para a sociedade em geral, não apenas para profissionais envolvidos nessa área.
    Temos programas com níveis de audiência altíssimos, transmitindo aos telespectadores informações piegas, cujos conteúdos não trazem hábitos de reflexão para uma qualidade de vida melhor.
    Precisamos evidenciar esse tema, com o objetivo de minimizar e até evitar problemas causados pela deficiência postural.

    ResponderExcluir
  2. Olá Valéria
    Obrigada pelo seu comentário. Estive também neste simpósio, e também me senti como vc, maravilhada com toda a informação que recebi. Se puder, dê uma olhada no link "Minhas Experiências" deste blog, aonde conto um pouco como foi e tem sido a experiência deste tratamento com a minha filha.
    Um abraço,
    Rosane

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ter uma consulta com a Dra Liana Ventura. Tenho um filho de 03 aninhos que não fala.Será que esse tratamento ajudaria meu filho?

    nadja_meneses@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Nadja
    Respondendo ao seu comentário, e sem saber o que pode estar acontecendo realmente com seu filho, posso apenas sugerir algumas coisas:
    1. conversar com o pediatra dele para saber se há de fato algum problema, e se assim for, levá-lo num bom neurologista.
    2. Tenho outro filho que hoje está com 32 anos, e que não tem problema algum, e que só começou a falar com 4 anos. Sabe o Jô Soares? Só começou a falar com 6.
    Quem sabe não é apenas aguardar o crescimento dele?
    Como a minha filha tem dislexia, acabo participando de um grupo de pessoas que tem filhos com dificuldades, e vejo muito mesmo, crianças que não tem nada e que a ansiedade de hoje, da vida em geral e dos pais, leva a crer que há alguma coisa.
    Meu marido é arte-educador, trabalha com crianças há 40 anos e tem uma experiência enorme. Dá uma olhada no blog dele que tem muita coisa que ajuda para os pais. (http://heliorodriguesarteeducador.blogspot.com) Tomara que te ajude.
    Estou à sua disposição para qualquer pergunta ou ajuda.
    Um grande abraço e boa sorte.
    Rosane

    ResponderExcluir
  5. adoraria saber mais pois tenho SDP.sandra.braz.almeida@hotmail .com

    ResponderExcluir
  6. também foi-me diagonisticado SDP, contudo poucos exames de confirmação eu fiz. Existem? para mim tudo é novo e so sei que sobre este assunto nada eu sei. Se alguem me poder esclarecer que diagnóstico... agradeço

    ResponderExcluir
  7. Ola a todos. De facto o Prof. Alves da Silva é um excelente médico e um excelente professor. tive o prazer de ter aulas com ele na disciplina de proprioceptividade e amei. Nas aulas pratica ficava estupefacta como realmente ao fim de minutos já se via alteraçoes fisicas na postura e reacções das pessoas, parecia magia. à uns dias a minha mãe foi a uma consulta de ortoptica, e adquiriu uns coculos com prismas incorporados para correcção postural, pois soferia de dores de cabeça e essencialmente dores na coluna, acreditam que ja não se queixa de dores nenhuma?
    Em portugal alguns oftalmologistas e ortoptistas já actuam no tratamento da postura e com resultados brilhantes.
    Bem.haja a todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra
    Não sou expert em SDP. Como a minha filha tem dislexia, e a dislexia é considerada um sintoma da SDP, estive com ela para consulta e exames em Recife com o Prof. Alves da Silva de Portugal e com a Dra Liana Ventura do hospital HOPE. Veja no link do blog "Minhas experiências", aonde conto sobre este encontro. Acho que vale vc entrar em contato com a Dra Liana, que pode te ajudar e orientar.
    Um abraço,
    Rosane

    ResponderExcluir
  9. olá isto tudo faz sentido !

    Como poderia marcar uma consulta com o Dr.Alves da Silva ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,

    Sei que existe em Lisboa uma loja que vende material ergonomico (Leitoril, base para rato e teclado, ....),alguém me pode indicar a morada?
    Obridado!!
    jf-secfin@est.ips.pt

    ResponderExcluir
  11. Olá!Zane Garniero

    Sou psicopedagoga e neuropsicologa e venho lhe parabenizar pelo seu surpreendente trabalho que vem realizando neste blog. Adorei pelas informações, pois também venho desenvolvendo alguns estudos sobre a SDP. Caso tenha mais informações e datas de encontros ou algo mais especifico gostaria que me deixasse informada.
    email: rucenitaqueiroz@ig.com.br
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,

    Gostaria de saber se conhecem um Oftalmologista seguidor da metodologia do Dr. Alves da Silva, na zona Norte. Sou do Porto, o que torna difícil deslocar-me a Lisboa a fim de ter uma consulta.

    Obrigada!

    Atentamente,

    Cristina

    ResponderExcluir
  13. Olá Cristina
    Sou Brasileira, do Rio de Janeiro. Tive a sorte de conseguir um encontro com o Dr. Alves da Silva em Recife, por ocasião de um simpósio sobre SDP, e levei minha filha para ser atendida por ele.
    Acho que vale a pena vc tentar se deslocar para Lisboa. Valeu para minha filha e para nós.
    Boa sorte.
    Rosane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu stou fazendo tcc sobre SDP na dislexia, sendo que estou com dificuldade de achar artigos associando os dois assuntos, gostaria de uma ajuda e se voce puder me ajudar, me mandando algum material ate mesmo links pra acessar.. toda ajuda valida, me apaixonei pelo assunto, estou na faculdade FG aqui em recife terminando Fisioterapia, achei valido aborda esse assuntos pouco divugado... email: ana.krol18@hotmail.com .. agradeco desde ja pelo apoio

      Excluir
  14. Boa tarde ! Gostaria de saber a morada e telefone para consulta com o dr. Alves em lisboa?

    meu mail: rosamnfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber como e onde posso conseguir uma consulta com o Dr. Alves da Silva.

    ResponderExcluir
  16. Podem dar-me a informação que pedi por e-mail?

    henriques_anabela@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá Anabela

    Sou do Rio de Janeiro, e por isso não sei o local de atendimento do Dr Alves da Silva em Lisboa. Tenho o email dele: o.alvesdasilva@netcabo.pt
    se ajudar.
    Abç

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. Serve o presente, para informar os interessados que o Norte do País disponibiliza consultas na área da Posturologia, com uma equipa multidisciplinar, conduzida pelo Médico Oftalmologista Dr Melo Beirão, que também tem formação específica para prescrever as lentes prismáticas: na Clínica do Campo Alegre, no Porto.

    Francisco Freitas

    geral@postura.pt

    ResponderExcluir
  19. Olá Zane
    Obrigada pela informação

    Abç

    ResponderExcluir
  20. Clínica Dr. Alves da Silva

    Rua Castilho, nº 23 - 5º B 1250-050 Lisboa Portugal Telf: 213 572 361

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber quanto tempo levamos a ver resultados no caso de crianças com defice de atenção/concentração após colocarem as lentes prismaticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o resultado em poucas semanas já se percebe, em relação a postura e quase que imediato, mais para os casos de dislexia exige o treino cognitivo e a reprogramação postural. Caso necessite de mais informações meu email. rucenitaqueiroz@ig.com.br
      sou psicopedagoga e tenho o prazer de trabalhar a alguns anos com o método de dr Orlando Alves.

      Excluir
  22. já la vão dois meses e meio que o meu filho começou a usar lentes prismática e ainda não vi resultados práticos pois ele na escola tem muita dificuldade em ler e estar concentrado. Gostaria de saber se há algo mais a fazer para obtermos resutados ou ainda é sedo.
    Gostaria de obter uma resposta breve às minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  23. Amigos
    Existem vários fatores que impedem a concentração.
    A correção da SDP ajuda muitíssimo, mas não é o bastante, infelizmente. Depende do que a criança ou adulto tem. A minha filha, por exemplo, tem dislexia, SDP e síndrome de asperger. Aí, temos que atuar com correções em cada uma destas comorbidades. E ainda existe um fator importantíssimo que é a parte emocional aonde mexe diretamente com a auto-estima. Se essa parte não é cuidada diáriamente, fica difícil qualquer outra intervenção. Portanto, amigos pais e mães: entendam que seus filhos se sentem muito mal por serem diferentes e precisam do seu amor e suporte! Ainda vai levar muito tempo até entenderem que somos TODOS diferentes.
    Abraços,
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  24. olá bom dia, gostaria de saber mais sobre a SDP, porque sofro da mesma e já fui a um Oftalmologista que também trata da mesma e queria saber se é do vosso conhecimento o nome do doutor e se também é aconselhado.
    O nome do doutor é Dr. Rui Metelo Branco, em Albufeira. O meu e'mail para resposta é tekasgcosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá anônimo
    Sou Brasileira e moro no Rio de Janeiro. O fato de ter conhecido o Dr Alves da silva (de Portugal), é porque me comuniquei com ele por email sobre minha filha e depois nos encontramos aqui no Brasil. Por isso nao conheço outros médicos em Portugal. sinto muito.

    ResponderExcluir
  26. Li o vosso artigo sobre este assunto e como a minha médica considera que deveria ser avaliada por um profissional desta área, gostaría de saber se depois do Dr. Alves da Silva, há mais alguém, aqui em Portugal, a quem possa recorrer.
    O meu contacto é sao.manzoni@yahoo.com.br
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  27. Não conheço outros profissionais em Portugal, mas nos outros comentários daqui do blog, algumas pessoas indicam.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia

    Estou com um filho que está SDP, e morro em vitória de santo antão, e gostaria de saber se tem algum especialista aqui que possa mim ajudar ou em Recife fora o HOPE e o ALTINO, se tem mais alguma clinica algum especialista na area. Resposta no email , jack_082009@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack sou psicopedagoga e tenho uma clinica em Afogados já trabalho com o método de Dr Orlando e tenho o prazer dele ser meu orientador, faço a reprogramação postural e o treino cognitivo numa abordagem psicopedagogica. meu contato. rucenitaqueiroz@ig.com.br

      Excluir
  29. como o fonoaudiólogo pode ajudar neste tratamento em equipe inter e multidisciplinar?
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, vc como fonoaudiólogo pode trabalhar a questão da consciencia fonologica, e na avaliação do nivel de leitura e escrita das crianças com dislexia. Me apaixonei pelo método de Dr. Orlando e recentimente no mes de dezembro houve o congresso de dislexia aqui em Recife onde o Dr. Orlando junto com outros especialistas trataram do tema. Espero que tenha lhe ajudado meu contato rucenitaqueiroz@ig.com.br

      Excluir
  30. REspondendo ao Anônimo do dia 21/10/2011, só conheço o HOPE, pois tem especialistas treinados pelo Dr Alves da silva. Conheço-os pessoalmente.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite! Me Chamou Nadia, tenho 36 anos, moro em Brasilia -DF e recentemente fui a uma consulta com a dra. Nadia Chater e fiquei surpresa com esse diagnostico e com os testes realizados por ela.Impressionante! Muitos sintomas que tenho e eu nao conhecia essa sindrome, onde uma delas é a dificuldade para leitura e achava que era sintoma de depressão.
    Mas o que me deu dúvida mesmo e gostaria que me esclarecessem é o tipo de armação, pois em uma ótima que fui a pessoa que me atendeu disse que não poderia ser de acetato e deveria de de metal, mas em outra disse que não..E aí? Pode ou não ser usada com essa lente prisma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi nadia moro em Recife e tenho alguns pacientes com o uso das lentes prismatica, anote meu email que vou tentar te responder essa pergunta o mais breve. rucenitaqueiroz@ig.com.br

      Excluir
  32. Olá Zane Garnier, achei seu blog maravilhoso. Sou psicopedagoga e trabalho com o método de Dr Orlando Alves. O exame oftamologico realmente apenas o HOPE e ALtino ventura, mais o treino cognitivo e a reprogramação postural ja tem alguns especialistas trabalho no assunto. Tenho o prazer e a honra de Dr Orlando me orientar no seu tratamento. E meu consultorio fica em Refice caso tenham interesse meu email. rucenitaqueiroz@ig.com.br
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  33. Gente, preciso de endereço de oftalmo que trabalha com lentes prismaticas em Brasilia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome e Rucenita é infelizmente não tenho o endereço mais sei que a especialista que atua com as lentes prismática e a Dra Isabela Garcia oftalmologista. Tente ver na tua região se localiza essa medica. Essa informação me foi dada pelo próprio dr Orlando Alves. Boa sorte

      Excluir
  34. No mês de novembro ocorrerá em Vitória do Espirito Santo. O congresso internacional de postura. E teremos o Dr Orlando Alves falando sobre SDP. O link oferece mais informações para quem desejar conhecer mais sobre a síndrome.
    http://www.congressodepostura.com.br/default_frame.asp

    ResponderExcluir
  35. Também tive uma consulta com o Dr. Alves da Silva que me recomendou as lentes prismáticas, porém a ajuda maior foi a técnica de RPG (Reeducação Postural Global) que fiz em na Lisboaphysio com o Fisioterapeuta Carlos Guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, o tratamento e multiprofissional que envolve diversos profissionais e as lentes auxiliam bastante. Parabéns

      Excluir
  36. Gostaria de saber se tem algum contacto de doutores que tratem (SDP) em Paris? Cumprimentos

    ResponderExcluir
  37. Existe o centro PRODYS. Que fica no endereço
    11 Bis avenue Mac Mahon
    75017 Paris
    Bairros: Champs-Elysées, 17ème
    +33 1 45 74 10 10
    Confira se ainda esta nesse local.
    http://www.yelp.com.br/biz/prodys-paris

    ResponderExcluir
  38. o site da clinica me Paris

    http://www.prodys.eu/accueil/

    boa sorte

    ResponderExcluir
  39. Esta Tese da "Síndrome da Deficiência Postural " é do Dr Martins da Cunha, médico do HSM, que me tratou da coluna cervical, inserindo lentes prismáticas ( que o Dr Alves da Silva prescrevia) e com exercícios se correção que o falecido Dr Martins da Cunha me ensinou, assim como receitou palmilhas, que um técnico fazia, e outras indicações como, por exemplo, colocar um banquinho debaixo dos pés quando sentada a trabalhar, muitas pessoas foram curadas. Fátima Sousa

    ResponderExcluir
  40. Queridos,
    Meu filho usa lentes prismaticas e mudamos recentemente para Niteroi. Vocês conhecem algum medico que trabalha com estas lentes no Rio de Janeiro? meu email é marinalvaoliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia atualmente na cidade São Paulo tem a clinica do Dr Paulo Sampaio que já atua com o tratamento o endereço vc pode achar na internet. E até o final deste ano acredito que a clinica de postura do Rio de Janeiro venha a trabalhar com especialista em SDP.

      Excluir
  41. Prezados,
    Informo que o Dr. Orlando Alves, abordando o tema Lentes Prismáticas e o Dr. Francisco Miguel, sobre o método RDM estarão em São Paulo - Sorocaba no IV congresso Internacional de Posturologia e Fisioterapia dias 21 e 22 de novembro. Viste o site www.congressodepostura.com.br. Cada um deles está tratando o SDP no plano das lentes prismáticas e na reorganização da postura pelos códigos do corpo. Vale apena conferir

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde,
    Gostaria de saber se o Dr Alves da Silva dá consultas no Porto. Se dá, onde fica?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  43. CURSO DE EXTENSÃO SOBRE SDP E DISLEXIA. PELA FAFIRE. INSCRIÇÃO NO SITE http://www.fafire.br/ COM CERTIFICADO.
    TUDO SOBRE A SÍNDROME DA DEFICIÊNCIA POSTURAL

    ResponderExcluir
  44. Ana o livro Dislexia e problemas de aprendizagem tem varios especialistas falando sobre o tema. Aborde o sistema proprioceptivo.

    ResponderExcluir