
Só para termos uma idéia de como é difícil para o disléxico, conseguir uma boa caligrafia.
Não é falta de cuidado, é dificuldade!
Iniciei este blog apenas sobre a Dislexia, com a intenção de trocar informações após a descoberta deste sintoma na minha filha. Três anos mais tarde, ela recebeu o diagnóstico da Síndrome de Asperger e vou juntar mais esta experiência, pois minha filha, agora com 23 anos, está incrivelmente bem. Espero que possam aproveitar e seria muito bom ouvir de voces, o que ainda não sei...
O Dom da Dislexia
Ronald D.Davis
Editora Rocco
Sinopse
O Dom da Dislexia
Ronald D. Davis com Eldon M. Braun
Editora Rocco
Sinopse:
Para Ron Davis, a dislexia é um dom, um talento. Em "O Dom da Dislexia", Davis descreve inicialmente o que é a dislexia e o que faz com que os métodos convencionais de ensino não funcionem com crianças e adultos disléxicos. Visando atender ao pedido de pais e educadores interessados no Método Davis de Correção da Dislexia, o livro apresenta instruções detalhadas para exercícios e estratégias de aprendizagem que podem ser utilizados para ajudar o disléxico a reconhecer e corrigir a dislexia. São exercícios fáceis e divertidos, pois utilizam a linguagem não verbal, que reflete a forma de pensar, principalmente em imagem do disléxico.
A Discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números. É um problema de aprendizado independente, mas pode estar também associado à dislexia. Tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos matemáticos, fórmulas, seqüência numéricas, ao realizar contagens, sinais numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia.
Pode ocorrer como resultado de distúrbios na memória auditiva, quando a pessoa não consegue entender o que é falado e conseqüentemente não entende o que é proposto a ser feito, distúrbio de leitura quando o problema está ligado à dislexia e distúrbio de escrita quando a pessoa tem dificuldade em escrever o que é pedido (disgrafia).
É muito importante buscar auxílio para descobrir a discalculia ou não no período escolar quando alguns sinais são apresentados, pois alguns alunos que são discalcúlicos são chamados de desatentos e preguiçosos quando possuem problemas quanto à assimilação e compreensão do que é pedido.
Também é de grande importância ressaltar que o distúrbio neurológico que provoca a discalculia não causa deficiências mentais como algumas pessoas questionam. O discalcúlico pode ser auxiliado no seu dia-a-dia por uma calculadora, uma tabuada, um caderno quadriculado, com questões diretas e se ainda tiver muita dificuldade, o professor ou colega de trabalho pode fazer seus questionamentos oralmente para que o problema seja resolvido. O discalcúlico necessita da compreensão de todas as pessoas que convivem próximas a ele, pois encontra grandes dificuldades nas coisas que parecem óbvias.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/doencas/discalculia.htm
A Dispraxia é um problema neurológico que causa dificuldades de planejamento de qualquer seqüência de movimentos coordenados, por exemplo, o simples ato de amarrar o sapato.
O ator Daniel Radcliff (o Harry Potter), tem dispraxia, e além da dificuldade para amarrar o próprio sapato tem tb uma caligrafia um tanto quanto ruim.
A Dislalia consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas. A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas. Quando a criança não consegue desenvolver um bom padrão de fala, com distinções claras dos fonemas, acabará passando estas trocas para a escrita, quando iniciar esta nova fase.
TDAH, DDA, TDA, TDHA, TDAHI, DDAH -
TDAH (DDA) e Hiperatividade causam dificuldades de atenção, memória, foco, agitação em adultos e crianças. Muitas crianças e adultos são criticados por falta de atenção, hiperatividade, impulsividade... Há também queixas por não fazerem as coisas até o final, deixando tudo largado e pela metade...
É comum tentar explicar a desatenção, hiperatividade, agitação, impulsividade como traços de personalidade, irresponsabilidade ou falta de interesse.
O que é hiperatividade? Um certo grau de agitação física -
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/
Rebecca tem dificuldade em fazer uso da fala interna, embora seu aparato fonoarticulatório para a articulação da fala audível esteja intacto. Tal dificuldade é de natureza estrutural, ou seja, Rebecca não consegue desempenhar tarefas de leitura e de memorização do modo como a maior parte das pessoas fazem. Em conseqüência, Rebecca acaba adotando um estilo de leitura alternativo para tentar lidar com essas tarefas da melhor maneira possível....
http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2006/02/a6.htm