terça-feira, 3 de março de 2009

Disgrafia, Disortografia, Discalculia, Dispraxia, Dislalia, DDA e DDAH,. (Fatores que podem coexistir com a dislexia)

A Disgrafia é uma alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores.

A Disortografia consiste numa escrita, não necessariamente disgráfica, mas com numerosos erros, que se manifesta logo que se tenham adquirido os mecanismos da leitura e da escrita.Um sujeito é disortográfico quando comete um grande número de erros.

(ver:http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/05/disgrafia-e-disortografia_28.html
http://www.aprendersempre.com/artigo_disgrafia.htm

A Discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números. É um problema de aprendizado independente, mas pode estar também associado à dislexia. Tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos matemáticos, fórmulas, seqüência numéricas, ao realizar contagens, sinais numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia.

Pode ocorrer como resultado de distúrbios na memória auditiva, quando a pessoa não consegue entender o que é falado e conseqüentemente não entende o que é proposto a ser feito, distúrbio de leitura quando o problema está ligado à dislexia e distúrbio de escrita quando a pessoa tem dificuldade em escrever o que é pedido (disgrafia).

É muito importante buscar auxílio para descobrir a discalculia ou não no período escolar quando alguns sinais são apresentados, pois alguns alunos que são discalcúlicos são chamados de desatentos e preguiçosos quando possuem problemas quanto à assimilação e compreensão do que é pedido.

Também é de grande importância ressaltar que o distúrbio neurológico que provoca a discalculia não causa deficiências mentais como algumas pessoas questionam. O discalcúlico pode ser auxiliado no seu dia-a-dia por uma calculadora, uma tabuada, um caderno quadriculado, com questões diretas e se ainda tiver muita dificuldade, o professor ou colega de trabalho pode fazer seus questionamentos oralmente para que o problema seja resolvido. O discalcúlico necessita da compreensão de todas as pessoas que convivem próximas a ele, pois encontra grandes dificuldades nas coisas que parecem óbvias.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/doencas/discalculia.htm

A Dispraxia é um problema neurológico que causa dificuldades de planejamento de qualquer seqüência de movimentos coordenados, por exemplo, o simples ato de amarrar o sapato.

O ator Daniel Radcliff (o Harry Potter), tem dispraxia, e além da dificuldade para amarrar o próprio sapato tem tb uma caligrafia um tanto quanto ruim.

A Dislalia consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas. A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas. Quando a criança não consegue desenvolver um bom padrão de fala, com distinções claras dos fonemas, acabará passando estas trocas para a escrita, quando iniciar esta nova fase.

TDAH, DDA, TDA, TDHA, TDAHI, DDAH - são muitas siglas, que causam confusão. T ou D referem-se sempre a Transtorno ou Distúrbio - TDAH ou DDAH. A hiperatividade (H) pode ou não estar presente, o que se reflete também nas siglas usadas. O mesmo vale para a impulsividade (I).

TDAH (DDA) e Hiperatividade causam dificuldades de atenção, memória, foco, agitação em adultos e crianças. Muitas crianças e adultos são criticados por falta de atenção, hiperatividade, impulsividade... Há também queixas por não fazerem as coisas até o final, deixando tudo largado e pela metade...

É comum tentar explicar a desatenção, hiperatividade, agitação, impulsividade como traços de personalidade, irresponsabilidade ou falta de interesse.

O que é hiperatividade? Um certo grau de agitação física - hiperatividade - é normal em crianças. A criança hiperativa pode ser ser portadora de TDAH. Porém, nem toda forma de agitação infantil quer dizer que ela tem o transtorno. Há vários outros problemas que podem mimetizar os sintomas do TDAH, entre eles a hiperatividade ou a desatenção. Deve-se evitar rótulos, como “criança hiperativa”, pois podem levar à discriminação e prejuízos de longo prazo.

http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/




8 comentários:

  1. Olá, sou Mark Lourenço, professor e tenho me interessado em informações sobre a dislexia. Atualmente seleciono material para defender uma monografia sobre o aluno disléxico na escola. Se você tiver sugestão de material... Um abraço amigo.
    on Dislexia - Troca de Informações 29/03/09

    Olá Mark
    Obrigada pelo contato. Vc já entrou no link "minhas Experiências" neste Blog? Acho que pode ter algum material para sua monografia. Mas se quiser conversar mais a respeito, por email ou chat, meu email é: zane.garnier@gmail.com.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Tenho feito várias pesquisas com alunos DDA H e sua desordem comportamental.
    Como devo "incluir" em sala de aula aluno DDA H?

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Inês
    Obrigada pelo seu contato.
    A única experiência que tenho é com a minha filha que tem dislexia. Como as dificuldades são bem parecidas, posso lhe passar apenas algumas sugestões, pois não sou da área médica.
    Uma delas é que tenho absoluta certeza de que o mais importante é que estes alunos precisam estar numa escola que seja extremamente flexível para acompanhar cada caso, pois cada criança é diferente da outra e necessita de um atendimento especial. Muitas vezes a parte emocional aumenta sensivelmente as dificuldades.
    Gostaria tb de sugerir a vc acompanhar o blog do meu marido, que é arte-educador (trabalha com crianças há 40 anos) e como pai de disléxica, tem muito para acrescentar.
    As crianças DDAH, rendem bastante na escola quando tem um professor auxiliar dentro da sala de aula. Seu tempo de concentração é bem menor e por isso, precisa de um tempo maior para executar as tarefas. Quanto mais informações visuais tiver, mais fácil a compreensão, a concentração e memorização.
    Se quiser entrar em contato comigo por email: zane.garnier@gmail.com
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. estou começando a procurar assuntos sobre dislexia para meu tcc, estou meio sem rumo não acho muita coisa gostaria de dicas

    ResponderExcluir
  5. Estou elaborando o tcc e o tema é dislexia,na minha cidade numa pesquisa a qual realizei a maioria dos professores disseram q não conhecem esta dificuldade de aprendizagem,todos disseram que precisam saber sobre o assunto e também de cursos de capacitação para lidar com alunos disléxicos.Escolhi o tema exatamente por isso q eu já imaginava isso pensei em colaborar trazendo o assunto em discussão.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    É uma pena que não tenha deixado seu email. Poderia ajudá-lo sobre o tema. Dá uma olhada no blog do arte educador Helio Rodrigues. Ele faz um trabalho maravilhoso com crianças.
    http://heliorodriguesarteeducador.blogspot.com
    Abç

    ResponderExcluir
  7. Olá Zane, assim como você, também tenho um filho de 12 anos com dislexia. As dificuldades são inúmeras, as escolas infelizmente ainda não estão preparadas para recebê-los, assim como os profissionais. Sem generalizar. Meu marido e eu já passamos por situações tristes em escolas por causa disso. Fico feliz que a nova geração de professores e educadores, estejam interessadas pelo assunto, a dislexia precisa ser vista com o coração e a razão, do contrário será em vão. Precisamos ter sensibilidade para saber discernir quando um aluno "desatendo e preguiçoso" na verdade pede socorro. São varias as criticas e vários os adjetivos dados aos disléxicos. Meu filho outro dia me fez a seguinte pergunta: Mãe, por que as escolas não me querem? Imagine como eu fiquei, o quanto eu chorei e sofri. Passamos por uma verdadeira via-crúcis pelas escolas do Rio de Janeiro. Me pergunto de como será o futuro destas crianças?
    Bem, gostaria de trocar informações, saber como posso ajudar o meu filho, pois para tentar entender mais este mundo, eu voltei a estudar, faço Letras e Literaturas da Língua Portuguesa.Não quero que meus alunos passem pelos mesmos sofrimentos que o meu filho.
    Grande abraço.
    Meu email: nilmamagnani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. LILIAM 18/06/2012
    No seu blog minhas experiências vc fala que a dislexia é um sintoma de alguma sindrome,minha filha foi diagnosticada com dislexia aos 9 e aos 12 anos pela mesma intituição, só que várias pessoas falavam pra mim que ela não era disléxica.Hoje está com 16 anos e resolvi fazer um exame neuropsicológico em outro local e deu QI rebaixado, estou perdida, ela faz terapia com fono e tem muita dificuldade de sociabilização, fala errado e de forma a processar as frases de maneira confusa, é imatura, cursa um escola somente para crianças com dificuldades,ela tem PAC, tem discalculia e digrafia e deficit de atenção, agora não sei se faz parte do pacote dislexia ou se faz parte do QI rebaixado.Vc acha que o método DAVIS ajudaria ela independente de ser disléxica ou não, já que ela tem dificuldade de leitura e escrita?Vc tb falou no blog em sidrome de deficiência postural e das lentes corretivas, a minha filha tem uma descordenação motora muito grande, vc acha que as lentes valem a pena neste caso? Vc falou que os olhos informam o cerebro sobre tonus, todo mundo fala que ela tem tipo uma hipotonia lingual, por isso a dificuldade de fala. Estou meia perdida gostaria que vc me desse umas dicas. Obrigada Liliam.
    Meu e-mail é : lf.nakamura@uol.com.br

    ResponderExcluir