terça-feira, 10 de março de 2009

Método Davis de correção da Dislexia

O Dom da Dislexia

Ronald D.Davis

Editora Rocco

Sinopse



O Dom da Dislexia

Ronald D. Davis com Eldon M. Braun

Editora Rocco

Sinopse:

Para Ron Davis, a dislexia é um dom, um talento. Em "O Dom da Dislexia", Davis descreve inicialmente o que é a dislexia e o que faz com que os métodos convencionais de ensino não funcionem com crianças e adultos disléxicos. Visando atender ao pedido de pais e educadores interessados no Método Davis de Correção da Dislexia, o livro apresenta instruções detalhadas para exercícios e estratégias de aprendizagem que podem ser utilizados para ajudar o disléxico a reconhecer e corrigir a dislexia. São exercícios fáceis e divertidos, pois utilizam a linguagem não verbal, que reflete a forma de pensar, principalmente em imagem do disléxico.

13 comentários:

  1. Gostaria de saber se alguém do Brasil já utilizou o método Davis e qual foi o resultado.
    Agradeço a colaboração.
    Rose.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose
    Desculpe só responder agora, mas não vi antes a sua postagem. Minha filha foi atendida por uma psicopedagoga formada pelo método Davis e ajudou bastante para sua escrita e leitura. Até hoje utilizamos o método. É um processo lento, pois temoos que trabalhar todas as palavras que não tem imagens. Vc deve ter lido sobre o assunto e viu que o disléxico pensa com imagens e temos muitas palavras que não possuem imagens, e por isso através da massinha ou argila, pode-se criar a propria imagem da palavra e assim ela começará a fazer parte do vocabulário. E realmente funciona! Ante disso, minha filha conversava omitindo uma série de palavras que não faziam sentido para ela e as pessoas não a entendiam. A partir desse aprendizado, mudou completamente!
    Espero ter ajudado.
    Um abraço,
    Zane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, pode me dizer o endereço da profissional que aplicou o método ?

      Excluir
  3. COMO FAÇO PARA ENSINAR INGLES PARA UMA PESSOA COM DISLEXIA???Poderia me enviar dicas por email? claudialebre@yahoo.com.br
    gRATA,

    CLAUDIA

    ResponderExcluir
  4. Claudia
    A dislexia é a dificuldade para aprender uma língua. Duas.... acho que é beeem mais difícil.
    O disléxico pensa através de imagens, e é por esta razão que não compreende as palavras que não tem imagens, como por exemplo, a palavra: EXEMPLO
    E nós brasileiros, usamos muitas metáforas; o que é impossível do disléxico compreender.
    Se vc diz a um disléxico:
    - "Está chovendo "canivetes"...
    Ele vai achar que está MESMO chovendo "canivetes", e pode até sair correndo. :)
    Mas, na língua materna do disléxico, ele pode ir criando a própria imagem das palavras. Criar com massa ou argila, é bem mais rápido, apesar de serem muitas...
    Quem sabe usar esse método com as palavras em inglês? Mas, não é nada fácil, acredite.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    sou mãe de um garoto de 8 anos, recem diagnosticado como dislexico.
    gostaria de mais informações sobre tecnicas de como ajudar meu filho, tanto na escola como em casa.
    Obrigada.
    wivian

    ResponderExcluir
  6. desculpe, esqueci de formecer meu e-mail
    wivian_ms@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Wivian, meu filho também é dislexico e isso é muito complicado para as pessoas aceitarem. Esteja sempre junto dele dando força e mostrando que elçe é muito especial. Exija os direitos, principalmente na escola.
    Eu ainda estou descobrindo muita coisa sobre a dislexia. Vou escrever para vc.

    ResponderExcluir
  8. Ola Wivian, estou do outro lado do oceano, em Portugal, mas tambem eu tenho um filhote lindo de morrer, que no inicio do ano foi diagnosticado Dislexia. Está a ser acopanhado por uma psicloga maravilhosa, que agradeço a Deus por a ter colocado no meu caminho. Um dos metodos que ela usa é o do Ron Davis. Em tres colsultas o meu filho consegiu identificar e ler os ditongos UI e IU e associar as letras I, U e O, atraves de gestos. O livro do Ron Davis foi me oferecido por u aigo que viu o meu desespero e eu recomendo a comprar Bjs e boa sorte. Nao desespero os nossos/as meninos/as são uns campioes

    ResponderExcluir
  9. Olá Wivian
    Minha filha é disléxica, tem SDP e sindrome de asperger. Ela está agora com 19 anos e está super bem, lendo, entendendo tudo e bem feliz.
    Quando tinha 14 anos ela iniciou com o método Ronald Davis, como menciona o "Anônimo" acima. Foi muito bom prá ela. Entendi inclusive que os disléxicos pensam através de imagens e nao palavras. Com isso eles tem muita dificuldade para entender palavras que não tenham imagens, como por exemplo: a, o , apesar, conforme, diante, etc... (o português é bem complicado). No livro ensina como fazer com que o dislexico crie suas proprias imagens com estas palavras. é um trabalho demorado, mas funcionou maravilhosamente com minha filha.
    Geralmente a dislexia é um sintoma de outra coisa. Vale procurar saber o que pode ter mais para aumentar as possibilidades de ajuda.
    Dá uma olhada no link à direita (acima) "Minhas Experiências".
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  10. Ola Vivian,
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de conhecer mais os metodos de Davis, para ajudar o meu sobrinho e quem sabe outros dislexos. Li o livro o dom da dislexia e achei um pouco complicado para leigos. Tem alguem que conheça o metodo no Rio?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, sou fonoaudióloga e gostaria de saber um pouco mais sobre o Método Davis de correção da Dislexia , é um curso de capacitação ??? Obrigada Cláudia

    ResponderExcluir
  12. Olá sou professora, licenciada em ciências biológicas e química, pós gradada em educação inclusiva e tenho um filho com dislexia, gostaria de saber como é este método e como posso adquiri-lo para ajudar meu filho, estou lendo o livro O dom da dislexia do criador deste método, mas quero mais informações.

    ResponderExcluir